Especialistas em geologia reúnem-se para debater transição energética na América do Sul

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, participou do evento

Por Conexão Mineral 11/04/2024 - 17:57 hs
Foto: SGB
Especialistas em geologia reúnem-se para debater transição energética na América do Sul
Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB

Entre os dias 8 e 12 de abril, o México foi palco da 29ª Assembleia Geral da Associação Ibero-Americana de Serviços de Geologia e Mineração (ASGMI), evento que marcou o calendário científico e ambiental da região. O workshop "O Papel dos Serviços Geológicos na Transição Energética e Ecológica" destacou-se como um dos principais momentos do encontro, refletindo os desafios e soluções para uma gestão sustentável dos recursos minerais e energéticos.

Na segunda-feira (8/4), diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, fez uma visita às instalações da sede do Serviço Geológico do México (SGM), localizada em Pachuca, juntamente com representantes dos serviços geológicos de Honduras, Guatemala, República Dominicana, Cuba, Canadá, Estados Unidos, Espanha Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

“Tivemos a oportunidade de explorar os diversos setores operacionais, incluindo o administrativo, jurídico e técnico. Esta visita nos permitiu compreender melhor a amplitude e a qualidade dos produtos gerados pelo SGM no México. Dentre eles, a cartografia geológica, estudos geofísicos, técnicas de sensoriamento remoto, além do desenvolvimento de bases de dados e de modelos para a avaliação econômica de depósitos minerais”, informou Silveira.

O diretor representou o Brasil e colaborou significativamente para as discussões sobre a transição energética. Ele esteve presente em uma mesa-redonda que ocorreu na terça-feira (dia 9/4), focada nos esforços dos países da América do Sul para abordar essa transição essencial.

Durante a apresentação, Silveira mostrou as ações do SGB sobre as políticas voltadas para atender as demandas globais por minerais estratégicos e críticos para a transição energética e segurança alimentar, dentro de um modelo de sustentabilidade socioambiental e de governança, como contribuição para uma economia de baixo carbono.

Ele destacou: “o Brasil tem a matriz energética mais limpa e as maiores reservas de água doce do planeta, com potencial para ser um grande exportador não só de commodities minerais, mas também de energias limpas”.

O debate evidenciou a colaboração regional, ressaltando a importância do trabalho em conjunto para enfrentar os desafios ambientais e promover o uso sustentável dos recursos geológicos.

Os participantes enfatizaram a necessidade de cooperação internacional e do compartilhamento de conhecimento e experiências. Os grupos de especialistas da ASGMI abordam uma ampla gama de temas, desde hidrogeologia e geoquímica até patrimônio geológico e ameaças geológicas, demonstrando o compromisso da associação com a pesquisa e a inovação.